Por Sage Brasil em 27 de janeiro de 2015,Seguindo com o nosso glossário aplicado de contabilidade, abordaremos um
tema que é constantemente confundido no meio contábil: os custos de uma
empresa. A confusão está em tratar o custo como uma despesa, ou vice e versa,
mas a realidade é que essas duas figuras são bem distintas uma da outra e
possuem definições bem claras.
Do ponto de vista contábil, os custos de uma empresa não podem ser
confundidos com as despesas, pois os custos estão necessariamente ligados à
atividade de produção dos bens e da efetiva prestação de serviços pela empresa.
Por outro lado, as despesas englobam todos os gastos relacionados as operações
de comercialização, como iremos distinguir abaixo.
Identificar e conhecer quais os custos efetivos de uma empresa é de extrema
importância para que seja possível definir os parâmetros de precificação de
suas mercadorias e serviços e, assim, lançá-las no mercado por um valor justo e
suficiente para cobrir tudo que foi gasto com a sua fabricação.
Para entender quais os custos de uma empresa e a diferença entre custo e
despesa, acompanhe abaixo o nosso glossário:
Custo
Todo e qualquer gasto que esteja relacionado à aquisição de matéria
prima, mão de obra, gastos gerais de fabricação de determinada mercadoria,
depreciação de equipamentos e máquinas, consumo de energia elétrica e material
de limpeza. O conceito de custo se divide entre Direto e Indireto.
Custo Direto
Geralmente, são os custos mais fáceis de se identificar, pois são
aqueles que estão diretamente ligados à fabricação dos bens e produtos de uma
empresa. Exemplo: insumos, matéria-prima, mão de obra.
Custo Indireto
Também estão ligados à fabricação e manufatura dos bens e produtos, mas
de forma indireta. Pode ser um pouco mais complexo de ser identificado, mas via
de regra trata-se daqueles gastos com gerência e planejamento, aquisição de
ferramentas, almoxarifado, gastos gerais de fabricação, contratação de
profissionais para manutenção dos equipamentos da fábrica, dentre outros.
Custo Fixo
São os gastos que não variam conforme a quantidade produzida ou vendida,
ou seja, não importa se houve aumento ou diminuição na produção ou venda, esses
custos permanecerão sempre os mesmos. Exemplo: limpeza e conservação da área de
produção, aluguel de imóveis e equipamentos ligados à produção, gastos com
vigilância e segurança.
Custo Variável
Por sua vez, varia proporcionalmente conforme o volume produzido ou
vendido, ou seja, está sujeito ao aumento ou diminuição da produção e das
vendas. Exemplo: insumos produtivos, matéria-prima, comissão sobre vendas,
gasto com água e energia elétrica.
Custo Semi-Fixo ou Semi-Variável
São aqueles custos que permanecem fixos em uma determinada faixa de
volume de produção, mas que variam de acordo com as mudanças incidentes nessa
faixa. Exemplo: comissão de vendas, que podem ser fixas até determinado
montante e passarem a ser variáveis quando o montante exceder determinado
valor.
Despesas
Em linhas gerais, são gastos realizados visando o aumento de receitas.
Ao contrário dos custos, representam todos os demais gastos necessários ao
perfeito funcionamento da empresa, mas que não estão ligados à produção ou
comercialização dos bens e mercadorias. Exemplo: gastos com departamento de
marketing, desenvolvimento de produtos, pesquisas, aluguel de espaço publicitário,
fabricação de itens promocionais, como chaveiros e canetas.
A correta categorização dos custos da empresa desempenha um papel
importante no gerenciamento de uma empresa, sendo essencial para a definição
dos preços praticados e da sua contabilização da forma correta. Esse controle
pode ser otimizado através de um sistema que auxilie o profissional na
identificação desses gastos, automatizando a sua atividade, além de possuir
parâmetros definidos e em sintonia com a legislação contábil vigente.
Continue ligado em nosso blog para mais conceitos do nosso glossário
aplicado de contabilidade. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um
comentário e conte para nós!