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30/03/2014

Nielsen prevê retomada de vendas em volume no varejo No ano passado, foi a primeira vez, em 10 anos, que o consumo dos itens da cesta Nielsen, composta por cerca de 130 itens, apresentou recuo, de 0,4% ante 2012 Suzana Inhesta, do 30/03/2014

Preços: no ano passado, ele explica que o consumo foi influenciado pela taxa alta de inflação e pelo aumento do endividamento das famílias São Paulo - As vendas em volume no varejo brasileiro, excluindo o atacarejo, podem retomar o crescimento em 2014, conforme prevê a empresa de pesquisas Nielsen. No ano passado, foi a primeira vez, em 10 anos, que o consumo dos itens da cesta Nielsen, composta por cerca de 130 itens, apresentou recuo, de 0,4% ante 2012. "Em 2014, por conta já de um verão mais quente, preços estáveis e da realização da Copa do Mundo e eleições, e com uma base de comparação menor,

acreditamos que as vendas da cesta podem voltar a ter crescimento, mas nada expressivo, por volta de 1%", disse o executivo de atendimento da companhia, José Fraga, em encontro com a imprensa. No ano passado, ele explica que o consumo foi influenciado pela taxa alta de inflação e pelo aumento do endividamento das famílias. As categorias que tiveram o pior desempenho em 2013 foram "outros" (-8,3%), devido à redução das vendas de cigarro, bebidas alcoólicas (-1,9%) e não-alcoólicas (-1,9%). "A retração foi focada em bebidas. A cerveja possui um peso no faturamento da cesta de 17% e o refrigerante, de 12%", explicou. Esse pequeno crescimento deve-se aos sinais fracos de fundamentos que sustentam o consumo nacional, como emprego, renda e crédito. "O consumidor brasileiro está menos tolerante, principalmente ao alto custo dos produtos. E, com isso, começa a fazer escolhas para manter o bem estar adquirido nos últimos anos em um ambiente desfavorável", declarou o executivo de atendimento da Nielsen, Henrique Suarti Reis. Segundo o executivo, dentre as medidas estão primeiramente a redução do consumo fora do lar e serviços supérfluos; a diversificação de canais por conta do custo-benefício; a diminuição de idas ao ponto de venda e a procura por embalagens econômicas. Além disso, conforme a Nielsen, ao contrário do observado nos anos anteriores, com a ascensão da classe média, os consumidores, depois de esgotar as alternativas anteriores, trocam itens por marcas mais baratas (trade down, em inglês). Sucos prontos e cafés são as principais categorias que sofrem com esse movimento, que reduz o volume de compra. No caso das idas ao ponto de venda, em 2013, a Nielsen observou que houve uma retração de 4,2% na frequência de compra dos consumidores ante 2012. Já das 20 categorias mais importantes da cesta Nielsen, 60% delas aumentaram a importância das embalagens econômicas e 40% das embalagens menores. Os itens que mais demonstram esse movimento são fralda, papel higiênico, sabão em pó, leite em pó e cerveja. Não jogue dinheiro fora! Veja as dicas de Imposto de Renda 2014 de EXAME.com agora! Já foi no novo site móvel de EXAME.com? Basta digitar exame.com num iPhone, iPad ou Android.