Cotação

06/11/2011

Lei das sacolas plásticas é discutida na Apas


A Associação Paulista de Supermercados (Apas) promoveu, na sexta-feira da semana passada, em São Paulo, uma reunião para discutir as parcerias e campanhas a serem adotadas nos municípios paulistas onde a lei que proíbe o uso de sacolas plásticas nos supermercados tiver sido regulamentada.

Participaram do encontro os diretores Carlos Ely (Relações Institucionais APAS), do Walmart Brasil; Edivaldo Bronzeri (Convênios e Oportunidades APAS); Palimércio de Luccas (Regionais e Distritais APAS); o vice-diretor Antonio Gandra (Responsabilidade Ambiental APAS); Márcio Milan, Paulo Pompílio, Thatiana Zukas e Carolina Dantas (Grupo Pão de Açúcar); e Gerson Cordeiro Júnior e Daniel Charleaux Roque (Grupo Carrefour).

Na ocasião, decidiu-se que a regulamentação da lei das sacolas será discutida em novembro junto às Prefeituras de São Vicente, Santos e Cubatão, envolvendo as associações comerciais e secretarias municipais do Meio Ambiente e Educação. O objetivo é mostrar a importância de se desenvolver campanhas de conscientização junto à população e alunos da rede pública de ensino sobre o uso consciente de sacolas e a adoção de alternativas, como embalagens biodegradáveis ou retornáveis. A cidade de Jundiaí, cujo projeto-piloto inédito no País aboliu o uso das sacolas tradicionais em 31 de agosto deste ano, foi citada como exemplo de sucesso a ser adotado nos demais municípios.