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06/11/2011

APAS lança o Guia da Loja Verde


A Associação Paulista de Supermercados (APAS), engajada na conscientização da população e seus associados quanto aos cuidados com o meio ambiente, lançou nesta sexta-feira (4 de novembro) o Guia da Loja Verde, uma obra de referência para o setor supermercadista, que promove a sustentabilidade em todas as etapas. O presidente da APAS João Galassi, acompanhado do diretor de Sustentabilidade João Sanzovo, do vice-diretor de Responsabilidade Ambiental Antônio Gandra, da Diretoria da entidade e de convidados reuniram-se no Royal Palm Plaza Hotel, em Campinas, interior de São Paulo, para o lançamento da publicação.

O Guia é uma publicação inédita que dá continuidade às ações iniciadas com a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, pela substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis. Traz práticas e dicas sustentáveis, abordando temas como economia de água e energia, coleta seletiva de lixo e escolha de materiais mais ecológicos. Todas essas ações resultam em redução de custos, retorno financeiro, valorização da marca, criação de novos relacionamentos comerciais e conscientização.

“A conjuntura de um mundo em constante transformação e a economia globalizada requer uma nova filosofia de negócios, que leve em conta as abordagens econômica, ambiental e social”, diz o presidente da APAS, João Galassi. Para ele, a sustentabilidade deve estar integrada ao planejamento estratégico das organizações, como forma de criar valor para consumidores, fornecedores, acionistas e colaboradores.

O Guia da Loja Verde exigiu o empenho de uma grande equipe de trabalho, incluindo o presidente João Galassi, o diretor de Sustentabilidade João Sanzovo, o vice-diretor de Responsabilidade Ambiental Antonio Gandra, executivos de supermercados que auxiliaram com informações, consultores especializados em gestão ambiental e colaboradores da APAS. O objetivo da publicação é desmistificar o tema e mostrar como é fácil adotar melhorias para promover a economia. Ele ajudará a propagar ações de sustentabilidade de forma objetiva, auxiliando o dia a dia de diretores e gerentes das empresas do setor.

Alguns exemplos citados no Guia são o uso de matérias-primas de origem renovável na construção ou reforma da loja; a adequação dos equipamentos de refrigeração para o consumo de menos energia; o reaproveitamento da água de chuva; o estímulo à coleta seletiva e a reciclagem de resíduos sólidos.

Resíduos sólidos

Um grande desafio do setor é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada em 2010, que estabelece a responsabilidade de todos por tudo o que é produzido, consumido e descartado. A APAS se destaca neste cenário, dando apoio aos associados para que melhorem suas práticas e orientem o consumidor a repensar seus hábitos. Por sua grande representatividade, sendo responsável pelo abastecimento de 85% da população, os supermercados contribuem efetivamente na conscientização de seus clientes para os problemas ambientais derivados dos padrões de consumo.