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14/11/2011

Entenda a área de compras do seu varejo

A área de Compras é o coração da empresa já que é lá onde todo processo começa. Isto se o seu negócio for da área de Vendas. Não basta garantir um melhor custo e uma melhor margem, mas garantir a sobrevivência do negócio a longo prazo.Portanto é de grande importância saber avaliar o desempenho do setor de Compras. Para começar esse assunto é importante detalhar como se divide o processo de compras, que podemos achar facilmente em literaturas sobre o assunto (Rosenberg 1996 e Kotler 2000) e no dia-a-dia de empresas com a área comercial bem estruturada:

OITO PASSOS PARA UM BOM PROCESSO DE COMPRAS
Indentifique e avalie a necessidade de abastecimento.
Verifique a demanda para saber quanto se deve comprar.
Conheça detalhadamente os produtos a serem comprados, principalmente os itens que demandam maior conhecimento técnico.
Procura de fornecedores em potencial que podem influenciar no processo de compras.
Aguarde as propostas dos fornecedores.
Analise as propostas por diferentes critérios, tais como prazos, quantidades, negociação de preços, entre outros.
Fechada a compra é onde começam as análises operacionais: recebimento, tempo de entrega, fluxo de produtos do fornecedor para o comprador, responsabilidades e outras.
A fase final serve para reavaliar todo o processo em busca de melhorias ou falhas a serem corrigidas. Um fornecedor que não atendeu ao contrato de venda pode ser até eliminado.
A FUNÇÃO DO COMPRADOR
A função do Comprador não se limita no processo de Compras. Uma boa gestão passa necessariamente pela análise detalhada do desempenho dos produtos do setor.A divisão das linhas de produtos mais importantes no negócio, e linhas menos representativas dentro de um setor irá facilitar no momento da divisão do trabalho pelos compradores. Quanto melhor for feita a divisão dos Compradores por Setores, melhor e mais fácil se torna o acompanhamento dos resultados por item, grupos, linhas e setores.
Fazer o gerenciamento de categorias, otimizando assim o sortimento e o espaço de mercadorias na loja, de forma a atrair eficientemente o consumidor. Atentar-se à velocidade de reposição das mercadorias na loja, evitando rupturas. Criar promoções eficientes que tragam o cliente para a loja, sem que isso se torne o ponto principal nas vendas, aumentando o faturamento, porém diminuindo o lucro.Existem alguns processos que facilitam o gerenciamento na área de Compras, mas o principal é atenção e análise, conhecimento completo da área e acompanhamento de resultados. É o que garantirá bons resultados.
Fonte:
Patrícia Portella
Consultora de Varejo – RTC Consultoria