Cotação

18/11/2018

Mercosul ‘existe só no nome’, diz presidente da Audi no Brasil

"É uma bagunça total. Quer dizer, é um mercado unificado para não ter mercado", disse Johannes Roscheck no Salão do Automóvel

São Paulo – “Mercosul, para mim, não existe. Existe só no nome, porque cada país tem regras diferentes”, diz Johannes Roscheck, presidente da Audi do Brasil sobre as limitações regulatórias de cada país do bloco comercial da América do Sul à operação da marca de automóveis de luxo na região. “É uma bagunça total. Quer dizer, é um mercado unificado para não ter mercado.”
O executivo diz que a falta de uniformidade em questões como carga tributária e padrões de emissão de gases faz com que os carros da marca feitos no Brasil, atualmente A3 e Q3, cheguem a custar no Chile o dobro do que os feitos na Alemanha, reduzindo a competitividade da operação brasileira.
“Então, o Brasil está olhando para a Europa, quer fazer algo com a Europa, mas primeiramente teria de ter alguma coisa aqui”, disse Roscheck em entrevista durante o Salão do Automóvel de São Paulo. “Em vez de olhar muito longe seria muito mais interessante criar um mercado tipo União Europeia aqui na América Latina.”