Cotação

20/02/2013

Nova estratégia do governo é estimular grandes investimentos



Por Redação SM - 18/02/2013
Depois de sucessivos incentivos ao aumento do consumo, para fazer crescer a economia, a prioridade do governo agora é definir medidas que façam empresários desengavetar grandes projetos de investimento. Foi o que afirmou o ministro da Fazenda Guido Mantega no último sábado (16/02), durante o encontro dos países que integram o G-20, em Moscou, na Rússia.

Os investimentos desejados pelo governo devem ser direcionados, principalmente, à logística e à infraestrutura do País. A recuperação da indústria também deve ser priorizada. Medidas recentes, como a abertura de novos editais de concessão de ferrovias e rodovias, além da redução do custo da energia elétrica, sinalizam esse caminho.

Além de prometer destravar alguns gargalos do País, as medidas devem servir de estímulo ao crescimento da economia, frente ao baixo avanço do PIB, em 2012. As seguidas altas da inflação também podem ser contidas com os investimentos. O próprio Banco Central, que controla os juros praticados no Brasil, já afirmou que o principal problema nesse caso não é a demanda, mas a falta de oferta.
Fonte: Folha de S. Paulo e Redação SM