Cotação

15/03/2011


Encontrados 2.000 corpos em Miyagi

E-mailImprimirPDF
Número oficial de mortos vai aumentar significativamente


Cerca de 2.000 corpos foram encontrados nesta segunda-feira (14) na província de Miyagi, no Japão, informa a agência local de notícias Kyodo. A localização dos corpos vai aumentar significativamente o número de mortos no país após ser atingido, na sexta-feira (11), por um potente terremoto de 8,9 graus de magnitude e um devastador tsunami.

A polícia confirma, por enquanto, mais de 1.300 mortos e mais de 1.400 desaparecidos nas áreas afetadas. Cerca de 1.000 corpos foram encontrados próximos à praia em Ojika, região mais atingidas da península, e outros 1.000 corpos foram encontrados na cidade de Minamisanriku. Na região, o governo da província não tem conseguido contato com cerca de 10 mil pessoas, quase metade da população local.

O número oficial de mortes exclui cerca de 200 corpos encontrados em Sendai, a capital de Miyagi, que ainda não foram recuperados pelas equipes de resgate, devido ao difícil trabalho no meio dos entulhos e destroços.





Terremoto alterou equilíbrio e reduziu duração do dia

E-mailImprimirPDF
Costa japonesa pode ter se movido cerca de quatro metros


A costa do Japão pode ter se movido cerca de quatro metros para leste após o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o país na última sexta-feira, afirmaram especialistas.

Dados da rede japanesa Geonet --recolhidos de cerca de 1.200 estações de monitoramento por satélite-- sugerem que houve um deslocamento em grande escala após o terremoto.

Roger Musson, da agência geológica britânica (BGS, na sigla em inglês), disse que o movimento ocorrido após o terremoto era "compatível com o que acontece quando há um terremoto deste porte".

O terremoto provavelmente mudou o equilíbrio do planeta, movendo a terra em relação a seu eixo. O tremor também aumentou a velocidade da rotação do planeta, diminuindo a duração do dia em cerca de 1.8 milionésimo de segundo.