Cotação

13/03/2011

Perdas no Açougue




Açougue – Um dos principais vilões de perdas no Varejo Supermercadista

outubro 8, 2010 No Comments
As perdas no Setor de Açougue chegam à representar até 40% da totalidade das perdas de uma loja, isso se o setor não estiver operando corretamente com as devidas apurações de rendimento.  A representatividade do Setor no Mercado:
- Representa de 9% a 15% do faturamento da loja
- Margem em média de 15% a 30%
- Perda média entre 3,0% a 8,0%  (Já identificamos perdas de até 15%)
 Como qualquer setor da cadeia de Perecíveis, necessita de uma atenção especial, de ações voltadas para a qualidade, melhorias contínuas na apresentação do setor, na higienização e na redução das perdas, etc.
 Citamos alguns pontos fracos e de vulnerabilidade do Setor:
- Falta de apurações corretas de Rendimento;
- Desvios de mercadorias no Recebimento;
- Qualidade dos produtos;- Refrigeração Inadequada;- Erros de Codificação;
- Ausência de Movimentação Interna automatizada;
-  Manipulação inadequada, contaminação cruzada, entre outros.
Frente à algumas situações encontradas em alguns de nossos Clientes, apresentamos alguns cases de sucesso e ações desenvolvidas para melhorias na comunicação visual do setor, aumento nas vendas, redução das perdas e melhoria na qualidade e apresentação do Setor;
 Este case é resultado real de um trabalho realizado em um Cliente onde utilizamos das melhores práticas do mercado para alcançarmos não somente este, mas muitos outros resultados nos setores de Açougue das Lojas. (Inventários realizados em 2008 e 2009)
Ações desenvolvidas e implantadas;
- Revisão e redesenho do cadastro mercadológico;
- Melhoria na apuração do rendimento;
-  Implantação das melhores práticas em Higiene e Limpeza;
-  Padronização dos Cortes e Listas de Produção de acordo demanda;
-  Implantação da Ficha de manutenção de Sortimento;
-  Layoutização do Setor de forma técnica e priorizando a melhoria nas vendas;
- Implantação das melhores práticas no recebimento, armazenagem e exposição;
- Implantação da Planilha de pedido com atualização e parametrização automatizada;
-  Treinamento e formação dos Funcionários frente às melhores práticas do mercado;
- Criação do conceito de Inventários Rotativos periódicos para melhor acuracidade das informações; entre outros…Segue abaixo algumas fotos de treinamentos realizados e demais ações realizadas.
 Não basta apenas desenhar as soluções, nem mesmo somente implantá-las, o mais importante é criar ferramentas que garantam a aderência de tudo que foi criado para que o Setor naturalmente se recicle continuamente com as melhores práticas do mercado.