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07/03/2012

Perdas no varejo ultrapassam R$ 16 bilhões


Nos supermercados brasileiros, as perdas representaram 2,26% do faturamento do setor em 2010, bem mais do que a média de 1,75% registrada entre todos os segmentos do varejo. Os dados são de uma pesquisa – divulgada na manhã de hoje (6/3) – com 103 empresas brasileiras – 81 delas do setor supermercadista – realizada pelo Ibevar/Fia (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo).
A quebra operacional é a principal causa das perdas no varejo, com 32% de participação. Em seguida aparecem as ocorrências de furtos externo e interno, responsáveis, respectivamente, por 20% e 16%. Erros administrativos acumulam 14% de participação nas perdas, enquanto erros de fornecedores contribuem com 9%. Juntos, outros tipos de ocorrência também somam 9%.
O total desperdiçado por todos os segmentos do varejo analisados pela pesquisa foi de R$ 16,4 bilhões. Depois dos supermercados, são as lojas de material de construção as que mais sofrem com o problema. Nesse segmento do varejo, as perdas correspondem a 1,81% do faturamento.