Cotação

01/09/2011

Carrefour fecha cinco lojas de hipermercados Por Redação SM - 31/08/2011



O Carrefour, que recentemente foi alvo de proposta de fusão com o Grupo Pão de Açúcar, fechou segunda-feira, dia 29/08, cinco lojas de hipermercados – duas na cidade de São Paulo, nos bairros do Ipiranga e Morumbi – e três em Brasília (DF), Uberaba (MG) e Vitória (ES).

As unidades foram desativadas de forma definitiva. Em nota, a empresa informa que "o Carrefour Brasil vem realizando um amplo processo de reestruturação de suas operações. Essas mudanças na rede estão alinhadas com o redesenho do modelo de negócio iniciado em 2010". A reestruturação também envolve a reforma de 20 hipermercados e a abertura de 17 unidades do Atacadão. Algumas unidades de grande superfície, aliás, já vêm sendo convertidas na bandeira de atacarejo do grupo, a exemplo das de Novo Hamburgo (RS) e de Franca (SP).

Os funcionários das lojas fechadas devem ser transferidos para outros pontos da rede, mas não há garantia de que todos serão aproveitados, segundo a varejista. Pelas contas do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, cerca de 600 pessoas trabalhavam nas duas lojas da capital paulista. Entre julho e início de agosto, o Carrefour demitiu 410 pessoas em São Paulo, segundo o mesmo sindicato. Entre maio e a primeira semana de agosto, foram 808 pessoas.
Fonte: Folha de São Paulo e Valor Econômico