Cotação

27/03/2011

Alimentos voltam a pressionar a inflação

Alimentos voltam a pressionar a inflhttp://www.martinsconsultorianovarejo.com.br/ação

Taxa de aumento de preços na alimentação passou de 0,67% para 0,86%


O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), voltou a subir e chegou a 0,69% na terceira prévia de março, ante 0,64%. Cinco dos sete grupos pesquisados apresentaram avanços de preços em índices acima dos registrados na segunda prévia.

As maiores pressões foram verificadas no grupo alimentação, em que a taxa atingiu 0,86% ante 0,67% e as maiores correções ocorreram nas hortaliças e legumes (de 5,51% para 6,65%). As carnes bovinas mantiveram-se com variação negativa (-2,33%), mas a redução já perdeu força, porque na apuração anterior a queda havia sido mais intensa (-2,80%).

No grupo transportes, houve ligeira elevação na comparação com a medição passada, e o índice chegou a 1,18% ante 1,17%. É a maior taxa entre os sete grupos pesquisados. Esse índice reflete, principalmente, o aumento de preço do álcool combustível ( e 5,10% para 7,51%) .

Já em vestuário foi constatada a maior variação sobre o resultado anterior, de 0,59% para 0,89%, um aumento de 0,30ponto percentual, sob o efeito da entrada da nova coleção outono/inverno nas lojas, com as roupas, em média, 1,14% mais caras, ante uma alta de 0,81%.

Em saúde e cuidados pessoais, o IPC-S aumentou de 0,62% para 0,64%, puxado pela correção dos medicamentos (de 0,18% para 0,33%). No grupo educação, leitura e recreação, o índice teve um acréscimo de 0,10 ponto percentual, passando de 0,15% para 0,25%. Neste caso, o motivo foi a redução no ritmo de queda da passagem aérea (de -9,30% para -8,15%).

Nos demais grupos, os resultados indicam perda na velocidade de reajustes. Em despesas pessoais, a variação foi de 0,40%, bem inferior à da apuração passada (0,74%). Essa redução é atribuída ao decréscimo no preço dos cigarros (de 1,31% para 0,69%). Em habitação, houve aumento de 0,47%, ante 0,52%, sob a influência da tarifa de telefone móvel ou celular (de 2,41% para 2,01%).

Os cinco itens que mais ajudaram a elevar o IPC-S foram: tomate (de 14,45% para 17,60%), batata-inglesa (de 9,65% para 16,37%), aluguel residencial (de 0,72% para 0,75%), álcool combustível (de 5,10% para 7,51%) e tarifa de metrô (de 7,71% para 5,66%). Já os que minimizaram o impacto inflacionário foram a alcatra (de -5,37% para -5,46%); o contrafilé (de -6,52% para -5,19%); o açúcar refinado (de -3,80% para -3,90%); a passagem aérea (de -9,30% para -8,15%) e o filé-mignon ( de 10,14% para -8,26%).

Agência Brasil

18/03/2011

Alguns Videos Motivacionais Confira

Frases Motivacionais
Frase Motivacional: "A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade”.
(Cardeal Suenens)
Frase Motivacional:“Os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança”.
(William Shakespeare).
Frase Motivacional:"Acredito que, em última análise, a função do líder é espalhar esperança”.
(Bob Galvin).
Frase Motivacional:"Esperança é a paciência com a lâmpada acesa”.
(Tertuliano).
Frase Motivacional:"A esperança deixa de ser felicidade quando acompanhada de impaciência”.
(John Ruskin)
Frase Motivacional:“Se não houvesse esperança, não estaríamos lutando”.
(Autor desconhecido)
Frase Motivacional:"O sonho e a esperança são dois calmantes que a natureza concede ao ser humano."
(Frederico I)
Frase Motivacional:"Você vê coisas e diz: Por que?; mas eu sonho coisas que nunca existiram e digo: Por que não?" (George Bernard Shaw)
Frase Motivacional:"Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior”.
(Roberto Simonsen)
Frase Motivacional:"Julgamos a sabedoria de um homem por sua esperança."
(Ralph Waldo Emerson)
Frase Motivacional:"Assim como a cera, naturalmente dura e rígida, torna-se, com um pouco de calor tão moldável que se pode levá-la a tomar a forma que se desejar, também se pode, com um pouco de cortesia e amabilidade, conquistar os obstinados o os hostis."
(Arthur Schopenhauer).
Frase Motivacional:"Por mais longa que seja à noite, o sol volta sempre a brilhar”.
(Autor desconhecido).
Frase Motivacional:"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita”. (Mahatma Gandhi).
Frase Motivacional:"Quando Deus fecha uma porta, ele pode estar abrindo uma janela”.
(Autor desconhecido).
Frase Motivacional:"A esperança é cheia de confiança. É algo maravilhoso e belo, uma lâmpada iluminada em nosso coração. É o motor da vida. É uma luz na direção do futuro”.
(Conrad de Meester)
Frase Motivacional:"Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização”. (Martin Luther King)
Frase Motivacional:“Se não fosse pelo ultimo minuto, muita coisa ficaria sem fazer-se”.
(Autor desconhecido)
Frase Motivacional:“Não sobrecarregues os teus dias com preocupações desnecessárias, a fim de que não percas a oportunidade de viver com alegria”.
(André Luiz)
Frase Motivacional:"Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações”.
(Vincent Van Gogh)
Frase Motivacional:"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos."
(Autor desconhecido)
Frase Motivacional:"A vida já complicada e cheia de contratempos. Conservar o bom humor é um segredo de sobrevivência." (Autor desconhecido)
Frase Motivacional:"Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo”.
(Liang Tzu)
Frase Motivacional:"Me interessa o futuro porque é aonde vou passar o resto da minha vida”.
(Woody Allen)
Frase Motivacional:"O dia de amanhã ninguém usou... pode ser seu!"
(Autor desconhecido)
Frase Motivacional:"A vitória pertence ao mais perseverante." (Napoleão Bonaparte)
Frase Motivacional:“O otimista vê uma oportunidade em cada desastre o pessimista vê um desastre em cada oportunidade.” (Anônimo)
Frase Motivacional:"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um”sim" ou um "não" pode mudar toda a nossa existência."
(Autor desconhecido).
Frase Motivacional:"A esperança se adquire. Chega-se à esperança através da verdade, pagando o preço de repetidos esforços e de uma longa paciência. Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora”.(Georges Berna

Supermeeting Perdas e Lucratividade -- Carlos Eduardo Santos













































































 Implementando um Programa de Prevenção de Perdas no Varejo
Escrito por Carlos Eduardo Santos
Dom, 13 de Fevereiro de 2011 21:51 - 
  
Introdução
Muitos Varejistas ao iniciarem um programa de Prevenção de Perdas na empresa, acabam
optando por uma estratégia inadequada, por não realizar um planejamento ou não executá-lo
de forma correta.
 Para a implementação de um Programa de Prevenção de Perdas sustentável, algumas
premissas básicas necessitam ser observadas para que as ações possam gerar resultados
positivos, perenes e com características de flexibilidade, isto é, que a adoção de boas práticas
seja uma possibilidade contínua.
Com esse objetivo, listo abaixo um roteiro que pode ser utilizado como balizador para a
implementação de um Programa de Prevenção de Perdas, independente do segmento: 
Fases da implementação de um Programa:
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Escrito por Carlos Eduardo Santos
Dom, 13 de Fevereiro 
1– Conhecimento do negócio
Antes de iniciar o planejamento é fundamental que o profissional responsável, tenha um
conhecimento pleno do negócio, processos críticos da organização, decisores, produtos,
fornecedores, clientes e principalmente, tenha acesso ao Planejamento Estratégico para que
todo o programa possa estar alinhado com a estratégia da empresa, valores, missão e riscos.
Todo esse conhecimento prévio, alem de facilitar o entendimento do negócio, auxiliará no
processo de tomada de decisão para realização de investimentos que estejam dentro do radar
de preocupações da Alta-Administração.
2– Conhecimento das perdas
Procedimento obrigatório e que antecede qualquer implementação. Para o sucesso do
Programa, é fundamental o conhecimento das Perdas, isto é, o varejista necessita ter uma
gestão eficiente de seus estoques através de um controle efetivo das movimentações e
realização de inventários para identificação das perdas (diferenças entre o estoque contábil e
físico).
Se o estoque não é confiável, primeiro “Arrume a Casa”, isto é,  realize uma revisão de toda a
cadeia e fluxo operacional, avaliando os sistemas que suportam as operações (TI deve garantir
a qualidade da informação) e se os processos são eficientes (garantia da acuracidade da
informação) ou necessitam de melhorias.
A partir do momento que o varejista consegue visualizar a perda de um ponto macro (perdas
totais por unidade) até o seu detalhe (perdas por categorias e produto), percebe o tamanho do
seu impacto e o quanto compromete o seu lucro. Muitos investimentos deixam de ser
realizados por esse desconhecimento. Se referenciar por números de pesquisas, muitas vezes
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Escrito por Carlos Eduardo Santos
Dom, 13 de Fevereiro de 2011 21:51 - 
pode não ser uma estratégia adequada, pois geralmente as empresas que participam já
possuem um nível de maturidade o suficiente para obtenção de números de perdas menores,
portanto, identifique a “Identifique a Tua Perda”.
  
3– Organização de um Workshop
Para o sucesso do Programa, todos os envolvidos necessitam estar encajados para que a
cultura possa ser disseminada entre todos os níveis da empresa, do presidente ao operador de
caixa.
E para conquistar essa credibilidade, a parceria com a área de Recursos Humanos é
fundamental para a organização de campanhas de endomarketing e para auxiliar na realização
do Workshop de apresentação do programa.
Ter algum membro da Alta Administração como sponsor (“padrinho”) do programa também é
uma das formas de auxiliar nesse processo de envolvimento, mudanças de velhos hábitos e
quebra de paradigma. 
4– Formação do Comitê de Prevenção de Perdas com as principais áreas envolvidas
Como a constituição de uma área de Prevenção de Perdas ocorre na medida da maturação e
alcance dos objetivos. No início os recursos são escassos. Uma forma de obter força de
trabalho e á criação de um comitê formado por lideranças das áreas envolvidas com
responsabilidades de realizar diagnósticos e decidir com base no senso de priorização.
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Escrito por Carlos Eduardo Santos
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Na medida que os resultados são alcançados a equipe de prevenção de perdas vai sendo
constituída e o comitê destituído. Cada empresa necessita identificar o momento certo para
essa transição. 
  
5– Identificação dos Riscos e Vulnerabilidades
Uma das etapas mais importantes e que vai nortear todo o sucesso do programa diz respeito
ao Levantamento dos Processos internos para a identificação dos pontos de riscos e
vulnerabilidades para a Prevenção de Perdas.
Através do mapeando de um processo interno é possível desenhar todo o fluxo operacional,
conhecer as modalidades das perdas, causa-raiz, impacto das perdas ao negócio e escala de
prioridades.
6– Realização de diagnóstico com base em boas práticas
Com o conhecimento das perdas e respectivas causas, é possível a realização de um
diagnóstico para a implementação das melhorias. Uma forma bastante eficaz é através do
conhecimento das boas praticas utilizadas por outros varejistas, que podem ser conhecidas
através da participação de Fóruns, palestras, cursos, chat´s, contratação de consultorias
especializadas, etc. 
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7– Realização de inventários para mensuração dos resultados e investimentos
  
Não podemos falar de Prevenção de Perdas sem tratar do assunto Investimentos em
Tecnologias. As tecnologias suportam toda a gestão das perdas do varejista através da
vigilância eletrônica de mercadorias, monitoramento de imagens, controles de acesso, gestão
da informação, sistemas ante-fraudes, plataformas para treinamento, gestão dos processos,
etc.
Na fase inicial da Prevenção de Perdas o varejista conhece suas perdas e se depara com
alternativas de investimentos que podem variar de acordo com suas preocupações em razão
da especificidade do seu negócio.
Muitas vezes deixa de fazer algum investimento porque não sabe medir ou não o faz de forma
correta, portanto, a realização de um inventário prévio em uma loja piloto (antes da
implementação da tecnologia) e outro após sua implementação (depois de um tempo razoável)
pode gerar a informação necessária para a validação e continuidade dos investimentos nas
demais lojas. O segredo é ter a informação, controlar e saber mensurar. 
8– Elaboração de Políticas Normas e Procedimentos
A empresa não pode depender de Pessoas e sim dos Processos.
Essa frase com certeza é frequentemente pronunciada nas empresas, por se tratar de um risco
de Alto impacto financeiro.
Uma forma da empresa não ficar refém e a Prevenção de Perdas pode contribuir em muito, é
através da formalização dos processos internos através de normas e procedimentos. Dessa
forma, todas as responsabilidades, objetivos, procedimentos estarão documentados através de
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Escrito por Carlos Eduardo Santos
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um processo padrão. O risco de um colaborador deixar a empresa e seu sucessor não
conhecer sua nova função é mitigado quando da existência de normas que podem auxiliar no
processo de conhecimento.
  
Outro detalhe importante, um “Processo Formal” reduz perdas!!!!
Reduz pelo padrão implementado, reduz pela eliminação da burocracia, reduz pela
 racionalização realizada e principalmente, reduz por que o gestor no seu papel de líder,
sempre procurará melhorar a execução dos processos internos balizado pelas normas e
procedimentos. 
9– Dar Visibilidade dos Planos de Ação, boas práticas e Normas e Procedimentos
O conhecimento por parte dos envolvidos quanto as suas responsabilidades é fundamental
para o sucesso da ação implementada.
O fato de elaborar uma norma não garante a eficiência na execução de um processo. Sua
 implementação deverá estar acompanhada por um programa de treinamento que pode ser
realizado de forma presencial, criação de materiais lúdicos como apostilas, vídeos e plataforma
e-learning.
Outro ponto fundamental diz respeito aos prazos. Após o conhecimento por parte do
colaborador de suas responsabilidades. Deve ser estabelecido um prazo para conhecimento,
adaptação e mudanças necessárias. 
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Escrito por Carlos Eduardo Santos
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10– Criar campanhas de Endomarketing
  
O grande desafio agora é disseminar. A área de Recursos Humanos novamente é um forte
aliado nesse processo pois deverá criar campanhas internas de conscientização para que os
colaboradores possam entender o seu papel e não o faze-lo de forma imposta e obrigatória.
Envolver os colaboradores em campanhas, criar uma identidade visual, meios de comunicação,
campanhas de incentivo, gerir o clima, bonificação por resultados, são alguns dos exemplos de
ações que podem produzir um melhor resultado  de prevenção de perdas nas empresas.
  
11– Criar indicadores de monitoramento
O processo foi revisado, perdas foram identificadas, diagnósticos foram realizados, boas
praticas implematadas, normas elaboradas e colaboradores foram treinados, chegou o
momento de criar indicadores para avaliar o nível de maturidade dos controles pós
implantação.
Com a criação de indicadores é possível avaliar se o nível de perda está dentro do planejado e
principalmente se as ações estão tendo o sucesso desejado.
São exemplos de indicadores os relatórios de performance de perdas por categoria, grupos,
sku´s e filiais. Criar relatórios de exceção com base nas operações de frente de loja e
retaguarda. Gerar indicadores de ruptura e de margem, etc.
São instrumentos necessários que permitiram o acompanhamento macro dos resultados. 
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Escrito por Carlos Eduardo Santos
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12– Estruturação de um Programa de Auditoria
  
Considerando a Auditoria como uma atividade, o tripé de responsabilidades da área de
Prevenção de Perdas se completa com a constatação da conformidade das atividades
executadas com as normas internas da empresa, através da criação de programas de auditoria
que estabelecem a política do trabalho, workflow, pontos de verificação, periodicidade, fluxo
dos relatórios, regras para amostragem, etc.
Essas auditorias podem ser realizadas de forma presencial ou de forma sistêmica através da
análise de dados, cruzamento de bancos e geração de relatórios de exceção.
A auditoria de prevenção de perdas possui um papel preventivo, portanto, toda não
conformidade identificada, deve ser reportada ao gestor responsável pela unidade e a
recomendação deve ser realizada em conjunto, demonstrando a parceria nessa relação.
E auditoria se completa com o monitoramento dos planos de melhoria que foram sugeridos
Para finalizar, o roteiro por si só é apenas um guia, o desafio está na capacidade de
organização, planejamento, apoio do Alta-Administração, colaboradores, apetite a risco e a
investimentos que a empresa estará disposta a realizar. 
Bom trabalho!!!! 
Carlos Eduardo Santos

Prevenção de Perdas Na cadeia de Pereciveis





















































































As perdas ocasionadas por falhas na cadeia do frio, em todo o mundo, somam mais de US$ 35 bilhões por ano. Somente no Brasil, informa a Gestora de Negócio da Mitah Technologies (Mitah Tecnologia, Desenvolvimento e Comércio de Software) , Nayara Noronha, o prejuízo anual supera US$ 2,8 bilhões. A Mitah, empresa de Belo Horizonte, é detentora do projeto TraceOn Cold, tecnologia inédita no mundo, de rastreamento de frios perecíveis, que tem por objetivo mitigar ou mesmo eliminar aquelas perdas.
O projeto da Mitah é apoiado pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica em Informática (Insoft BH) e segue o princípio aplicado na pecuária, do "boi rastreado". O tamanho do nome do projeto é proporcional ao do prejuízo no segmento de frios estimado por Nayara Noronha: "Rastreabilidade de produtos perecíveis na cadeia logística do frio com foco na segurança do produto e na transparência e melhoria contínua dos processos logísticos (sic)". O apoio financeiro, de R$ 104,9 mil, é da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig - Governo de Minas).
"Nossa expectativa é de que, até o segundo trimestre do ano que vem (2011), o projeto já esteja concluído e disponível para as empresas do
setor", informou a executiva da Mitah.

15/03/2011

[Empreendedorismo] Estudo expõe como é duro ser pequena empresa no país






pequenaempresa
Em 12 anos de monitoramento dos índices de sobrevivência e mortalidade das empresas paulistas, a sexta atualização do estudo produzido pelo Sebrae-SP aponta que a taxa de mortalidade das empresas paulistas no primeiro ano de existência caiu de 35% para 27%, embora a taxa de mortalidade de empresas com um ano no mercado permaneça estável com relação ao levantamento anterior, realizado em 2005.      Para os três primeiros anos de existência, o estudo pioneiro de 1998 indicava que 56% das empresas não sobreviviam ao terceiro ano. Em 2010, esse índice baixou para 46%. No indicador para os cinco primeiros anos de atividade das empresas, – que começou a ser monitorado a partir de 2000 - a taxa de mortalidade indicava que 71% das empresas fechavam suas portas antes de completar os cinco anos. Em 2010, o índice caiu: 58% fecharam suas portas.                                     

Grande Sorteio Big Supermercados Bragança Paulista e Atibaia

Família com renda até R$ 4.900 pode financiar casa mais cara



Novas regras do FGTS começaram a valer nesta quinta


Os novos limites para financiamento de imóveis dentro das regras do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) começaram a valer nesta quinta-feira. Com isso, sobe também o teto dos imóveis enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida.

A Caixa Econômica Federal informou que já trabalha com os novos valores para avaliação de imóveis.

A renda familiar máxima para enquadramento nos financiamentos é de R$ 4.900 para regiões metropolitanas de SP, RJ, DF e demais capitais. O mesmo limite passa a ser utilizado também para os municípios com população igual ou superior a 250 mil habitantes. Nas demais regiões do país, o valor é de R$ 3.900.

A justificativa para o aumento do teto é proporcionar a equivalência aos valores praticados no mercado imobiliário e pretende cobrir o deficit na habitação popular. Desde 2007 não havia reajuste desses valores.

No início de fevereiro, o Conselho Curador do FGTS já havia anunciado a elevação no valor dos imóveis que podem ser financiados com recursos do fundo e que passou a valer agora.

O teto para imóveis localizados nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal passou de R$ 130 mil para R$ 170 mil. Nas demais capitais e municípios com população superior a 1 milhão, foi elevado de R$ 130 mil para R$ 150 mil.

Para municípios com população a partir de 250 mil habitantes ou integrantes de regiões metropolitanas, o valor máximo passará de R$ 100 mil para R$ 130 mil.

Municípios com população igual ou superior a 50 mil e abaixo de 250 mil habitantes, de R$ 80 mil para R$ 100 mil. Para os demais municípios, o valor segue em R$ 80 mil.


Encontrados 2.000 corpos em Miyagi

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Número oficial de mortos vai aumentar significativamente


Cerca de 2.000 corpos foram encontrados nesta segunda-feira (14) na província de Miyagi, no Japão, informa a agência local de notícias Kyodo. A localização dos corpos vai aumentar significativamente o número de mortos no país após ser atingido, na sexta-feira (11), por um potente terremoto de 8,9 graus de magnitude e um devastador tsunami.

A polícia confirma, por enquanto, mais de 1.300 mortos e mais de 1.400 desaparecidos nas áreas afetadas. Cerca de 1.000 corpos foram encontrados próximos à praia em Ojika, região mais atingidas da península, e outros 1.000 corpos foram encontrados na cidade de Minamisanriku. Na região, o governo da província não tem conseguido contato com cerca de 10 mil pessoas, quase metade da população local.

O número oficial de mortes exclui cerca de 200 corpos encontrados em Sendai, a capital de Miyagi, que ainda não foram recuperados pelas equipes de resgate, devido ao difícil trabalho no meio dos entulhos e destroços.





Terremoto alterou equilíbrio e reduziu duração do dia

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Costa japonesa pode ter se movido cerca de quatro metros


A costa do Japão pode ter se movido cerca de quatro metros para leste após o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o país na última sexta-feira, afirmaram especialistas.

Dados da rede japanesa Geonet --recolhidos de cerca de 1.200 estações de monitoramento por satélite-- sugerem que houve um deslocamento em grande escala após o terremoto.

Roger Musson, da agência geológica britânica (BGS, na sigla em inglês), disse que o movimento ocorrido após o terremoto era "compatível com o que acontece quando há um terremoto deste porte".

O terremoto provavelmente mudou o equilíbrio do planeta, movendo a terra em relação a seu eixo. O tremor também aumentou a velocidade da rotação do planeta, diminuindo a duração do dia em cerca de 1.8 milionésimo de segundo.